quarta-feira, 26 de abril de 2017

“O Óleo de alegria”


Hb 1: 9 – “O Óleo de alegria”

Bíblia cópia
“Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais que a teus companheiros”.
Jesus foi ungido com “óleo de alegria”, porém, se procurarmos na Bíblia não encontraremos o momento  efetivo dessa unção. Todos os que Deus ordenou entre os homens  até Jesus, foram ungidos na terra com óleo de unção sobre suas cabeças e encontramos essas passagens citadas na Bíblia. Após a unção de Jesus não aparecem no Novo testamento nenhuma unção a não ser sobre os enfermos de Tg  5: 14 e Mc 6: 13.  Quando teria ocorrido a unção de Jesus na terra com óleo de alegria?
No velho testamento a unção era o símbolo da presença do Espirito Santo no ungido, pois o Espírito não estava presente constantemente na terra como na graça. Assim o derramar do óleo era o sinal de que tal pessoa tinha sobre si a unção do Espírito Santo e mesmo os infiéis como Saul sendo ungidos profetizavam por serem ungidos,  1Sm cap. vers.10 e 11.
No novo testamento o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne abundantemente conforme Jl 2: 29 e At 2: 1 a 4. Portanto se temos o Espírito em nós, já estamos ungidos com o verdadeiro azeite de Deus, e esse  Espírito recebemos quando somos batizados nas águas como diz At 2: 38, onde é revelado que todos os batizados recebem o dom (dorea,  no grego que significa a próprio  Espírito Santo e não  Karisma, que significa; dom ).
Somente sobre os enfermos se derrama azeite no novo testamento, Mc 6: 13 e Tg 5: 14 .
É por isso que não encontramos nenhuma unção com azeite sobre os enviados pela igreja, no novo testamento, mas somente a oração com imposição de mãos feita  por aqueles que já são  cheios do azeite do Espírito ,desde o momento em que foram batizados nas águas.
Jesus foi ungido com óleo de alegria em Mt 3: 16, onde o Espírito desceu sobre ele após o batismo, e passou a dirigi-lo , Mt 4: 1, e ele cheio do azeite do Espírito  foi declarado como  “Filho de Deus” pelo Pai eterno, conforme  revela Mt 3: 17. Ao ser lavado dos pecados nas águas do batismo o contrito recebe a unção com azeite desde os céus, e se torna “templo do Espírito Santo”,  como está  em 1Co 3: 16 e17 e 6: 19 e 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário