terça-feira, 27 de setembro de 2016

O TEMPO DE CANTAR CHEGOU

“Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa” (Ct 2:11-14)

Este texto fala que o tempo de cantar chegou, revela que precisamos passar por dificuldades porque as lutas não são eternas, como disse Paulo: “Esta luta não é para nos destruir, mas sim para sermos provados e aprovados através da própria luta.” Porque está escrito que a luta não vem além daquilo que possa suportar. 

Entendemos que o objetivo de Deus em todas as dificuldades é sempre nos abençoar e nos fortalecer mesmo em tempos difíceis no meio das tempestades onde a chuva das perseguições quer nos abalar, por isto a visão deste texto que, em tempo de inverno seja paciente firme e constante não olhando para atmosfera do tempo, mas colocando em Cristo toda esperança, sabendo que o tempo do regozijo  chegará para os que confiam no Senhor (Ct 2.11-14, Sl 30-5,Sl 126 1-6).

Na vida espiritual o crente está ciente que ele não está livre dos problemas, mas há nele uma esperança e uma promessa que em qualquer interpeles da vida Deus está presente, transformando desertos em mananciais de água. Tudo isto acontece através da presença de Deus na vida de cada um de seus servos. Ninguém pode ter uma vida de alegria permanente , a não ser pela unção e presença do Espírito Santo em nossas vidas (Is 43:2, Sl 46:4-5, Sl 23:3-5).

Deus quer e é um projeto seu, que a sua igreja viva sempre em festa até mesmo na hora da dor, mesmo gemendo precisamos nos alegrar no Senhor, como disse o profeta Habacuque nos momentos mais difíceis da sua vida:

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Habacuque 3:17-19).

Com este versículo entendemos que não devemos servir a Deus apenas quando todas as coisas estão a nosso favor, mas precisamos servir até mesmo quando as chuvas e tempestades, ondas e ventos assoprarem contra o nosso barco. Servindo a Deus assim, mostraremos convicção e maturidade, mantendo uma fé e esperança fundamentada em Cristo, tendo uma visão no futuro que o tempo de cantar vai chegar  (Hc 3:17-19, Rm 8: 18).

Na visão de Jeremias Deus tem pensamento de paz para sua igreja para seu povo e Deus se coloca ao dispor dos fiéis para que desfrutem dessa paz, dessa comunhão e possa busca-lhe e ser achado por Ele.

Deus, na sua bondade e misericórdia, quer nos transportar deste mundo tenebroso  e nos levar para um lugar onde só há gozo e paz no Espírito Santo, porque entendemos pela palavra, que o Reino dos céus não é comida física e nem bebida, mas é paz, alegria, comunhão e amor para sempre, onde estaremos vivendo em um banquete contínuo que nunca passará, porque esta é a vontade de Deus.  Deus disse para Jeremias “Eu tenho pensamentos  bons para vocês, pensamentos de paz e não de mal” (Jr 29:11ª14,Jo 7:37ª 39,Rm 14:17).

Portanto, para obter esta vitória, é necessário manter-se ligado intimamente com Jesus e sua palavra  (Jo 10:7) , e assim, estaremos participando de uma vida abundante, sem interrupção (Jo 10:10b).

      A igreja, na visão de Paulo, sempre tem coisas novas, não se importa com os problemas externos , o mais importante e que nos deixa felizes é a presença do Espírito Santo dentro de cada um de nós, e, através desta presença, nós temos alegria e graça para cantarmos e vivermos em festa até nos dias de inverno e frio, mas apesar destas dificuldades, há um ser que canta dentro de nós dizendo: O TEMPO DE CANTAR CHEGOU (Ct 2:11-14, I Cor 6.19).

Por esta razão, quando os crentes se reúnem, eles louvam a Deus, pois há gozo e alegria e edificação para o próprio corpo de Cristo que é a igreja (I Cor 14:26, Ef 5:19-20).


Nenhum comentário:

Postar um comentário